sexta-feira, 22 de setembro de 2017

21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DE LUTAS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 Por: Débora Rossini

Fala, galera! Beleza?? Publiquei este texto no Facebook, e estou re-publicando aqui, para atingir um número maior de leitores, hehe!!!

Pois é... Ontem, 21 de setembro, foi o Dia Nacional de Lutas das Pessoas com Deficiência. Ou seja, um dia para destacar e chamar a atenção da sociedade sobre as batalhas que a galera com algum tipo de deficiência/necessidade especial enfrenta, matando "um leão por dia". 🤔

Infelizmente, muita gente - que não tem deficiência, nem gente na família com tal atributo - pensa assim: "-Ah, isso não é comigo". E nem quer saber de coisas relacionadas à acessibilidade, inclusão, tecnologias assistivas, etc (achando que isso é coisa de "um nicho específico", de ''quem precisa disso", etc.) E toca a vida pra frente.

👉👉👉 GENTEEEE... Pensem comigo aqui:

☝️ 1) Nunca se sabe o ''dia de amanhã'' - logo, pessoas que não tem deficiência hoje, PODEM (ou não) ter deficiência amanhã. Seja por acidente, seja por um infeliz episódio de agressão/violência, ou mesmo por alguma doença genética que se manifesta tardiamente (e que a pessoa nem sabia que tinha isso na família).

☝️ ☝️ 2) A expectativa de vida dos brasileiros está aumentando. Com a longevidade, entretanto, vem um monte de limitações físicas, sensoriais e/ou cognitivas, devido ao desgaste natural do organismo. Logo, quanto mais conhecimento sobre recursos assistivos - e, principalmente, quanto mais empatia em relação a quem tem algum tipo de necessidade especial, melhor. Facilita até mesmo a aceitação de alguma possível limitação que porventura aconteça ao longo da vida.

☝️ ☝️ ☝️ 3) Não se esqueçam que ''ACESSIBILIDADE" não é algo restrito a quem tem deficiência/ necessidades especiais permanentes. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SÃO BASTANTE ÚTEIS, **TAMBÉM**, PARA QUEM, POR ACIDENTE OU MOTIVO DE SAÚDE, FICA TEMPORARIAMENTE PRECISANDO DISSO. Qualquer um de nós está sujeito a quebrar uma perna, um braço, ou estar em pós-operatório de cirurgia, etc - e, assim, precisar de muleta, bengala, cadeira de rodas, tipoia imobilizadora, alimentação especial, etc (dependendo da situação.)
Já vi, de perto, **vários** casos em que pessoas SEM deficiência quebraram pernas e, graças à estrutura de acessibilidade da instituição em que estudavam/trabalhavam, puderam usufruir das rampas e banheiros adaptados.

E vocês, internautas? O que acham desta reflexão? Comentem.... E compartilhem à vontade, em suas redes sociais, este texto, hehe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário