quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Dicas para aceitação do uso dos óculos de Síndrome de Irlen

Por: Débora Rossini 

Fala, galera! Beleza??

O post de hoje é para mostrar que há, sim, maneiras bem divertidas para convencer crianças e adolescentes, com Síndrome de Irlen severa, a usar seus óculos com lentes escuras - que, frequentemente, ''chamam a atenção" por seu aspecto "diferente". Obs: Se você já é "marmanjo(a)", mas é uma pessoa divertida, considere que pode valer para adultos também, viu?? Kkkkk! 

Sabemos que ainda há muitas crianças, adolescentes e jovens que ainda se incomodam com as constantes perguntas sobre os óculos escuros usados quase 24 horas por dia, rsrsrs!!! Logo, trago para vocês uma dica que pode ajudar muita gente (sobretudo crianças, adolescentes, jovens) que vira e mexe são perguntados sobre os óculos escuros - e que se incomodam com isto!  

Você, ou seu filho (ou filha), gosta de quadrinhos? De super herois? Então, vejam - ou mostrem para eles(as)-  personagens como o Ciclope (que também tem problema na vista, usa óculos escuros e tem superpoderes), o Dr. e Dra. Meia Noite (que também tem fotofobia e usam óculos especiais), e também os morcegos Batman, Batwoman, Batgirl... (morcegos também tem fotofobia, apesar de não usarem óculos, hihi.) Creio que isso vai ajudar bastante na aceitação dos óculos não só por parte deles, mas também dos amiguinhos... e certamente todos poderão divertir juntos!!

Experiência própria, haha! Um amigo meu já até me disse que, se eu um dia trocar os óculos por lentes de contato(*), vai ser ruim, porque aí não vão poder divertir com as piadas que faço acerca dos próprios óculos!!! :-D
(*) = P.S.: Normalmente a Dra. Márcia Guimarães, referência em Síndrome de Irlen no Brasil, tem muuuuita cautela ao 'liberar' um paciente Irlen para usar lentes de contato, por causa dos cuidados que requerem... ainda mais se tratando de algo que não é barato. Pelo visto, ela só libera as lentes Irlen pra adultos - e, mesmo assim, tem de convencê-la que ''vai saber cuidar meeesmo", rsrsrs! 

PARA OS PAIS de crianças e adolescentes, então fica o recado: Se seu filho também possui Síndrome de Irlen, minha sugestão é mostrar os referidos personagens para seu filho (fáceis de encontrar na internet), e mostrar para ele que ele ''não está sozinho nessa": se, por um lado, tem dificuldades de visão (além dos óculos com aspecto ''diferente''), por outro lado ele pode ter incríveis habilidades... que podem fazer dele um ''herói" na vida, tais como os personagens da Marvel e da DC Comics que mencionei!!! E, com certeza, o(a) garoto(a) (e até os amiguinhos dele!) irá (irão) se identificar bastante!!!!

Gostaram das dicas? Deixem suas opiniões nos comentários!!! =)

(Leia também: Tá com vergonha dos óculos de Irlen? Relaxa, o ''Sopa'' te dá uma força!!) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário