quarta-feira, 5 de abril de 2017

PRODUTOS QUÍMICOS INDUSTRIALIZADOS PODEM PIORAR OS SINTOMAS DA SÍNDROME DE IRLEN???

Por: Débora Rossini 

Oooopa!!! Vira e mexe, de tanto passar um bocado de tempo no Facebook lendo e trocando ideias sobre Síndrome de Irlen na fanpage  que escrevo (e nos grupos de discussão que existem por lá), eis que me deparo com um comentário (público) ''SHOW DE BOLA" de uma internauta, que reproduzi tanto na fanpage quanto aqui!!! Ela escreveu assim:

''Olá. No livro "O perigo do glúten" dr. James Braly encontrará um possível novo recurso. Fiquei oito anos sem conseguir ler mais que um parágrafo com muitas das características desta síndrome de Irlen. Após alguns poucos meses de regime 100 % sem glúten / derivados do leite/ soja corantes, voltei a ler até 200 páginas seguidas porém ainda com certa dificuldade que reconheci nesta sindrome. A introdução de proteínas estranhas ao corpo, no sangue, faz os sistema imunológico atacar o cérebro. Só fazendo a dieta pode-se constatar a melhora, mesmo com exames de sangue negativos. Espero que esta informação possa ser útil."

MINHA RESPOSTA, que dei lá no Face: 
''Pode fazer algum sentido, sim!!! Veja por quê: certas substâncias químicas presentes nos alimentos, sobretudo os industrializados, podem mexer com a bioquímica do organismo, afetando as funções do cérebro!!!
Por exemplo: sabe-se que sucos industrializados têm componentes artificiais que podem piorar, por exemplo, os sintomas da TDAH de quem tem predisposição a isso. Cafeína também.
Já li também que muitas pessoas com síndrome de irlen têm dificuldades na metabolização dos ácidos graxos - e que, por consequência disso, afeta certas funções do organismo!
Achei tão bacana seu comentário, que vou transformá-lo num post. Até mesmo para que as pessoas da área de Nutrição vejam, e, quem sabe, podem fazer trabalhos interdisciplinares envolvendo síndrome de irlen, tal como as fonoaudiologas, pedagogas e psicólogas já fazem, juntamente com o pessoal da Oftalmologia??? Bom saber!"

Deixando claro, galera, que eu NÃO sou da área de Educação nem de Saúde... faço Ciência da Computação, mas aprendo muita coisa sobre Síndrome de Irlen navegando e lendo pela internet. 

Ainda pegando o embalo de que ''substâncias químicas no organismo podem piorar os sintomas da Síndrome de Irlen em quem já tem predisposição a este problema de visão":
Principalmente as MULHERES: já pensaram que, muitas vezes esses produtos químicos presentes em cosméticos e produtos de beleza podem piorar seus sintomas, sem você se dar conta???

Tinturas de cabelo, alisamentos progressivos e outros procedimentos (tanto para cabelo quanto para pele), podem, sem sombra de dúvida, fazer com que componentes químicos sejam absorvidos pelo organismo, alterando a bioquímica do cérebro de vocês, fazendo com que o funcionamento deste seja alterado - e fazendo com que quem tem Síndrome de Irlen possa ter os sintomas mais acentuados ainda!!!
Veja este post que já publiquei aqui no ''Sopa" , no qual há um depoimento de uma paciente (brasileira) que supostamente teve baixa visão, mas, posteriormente, descobriu que na verdade ela tinha era Síndrome de Irlen em grau severo - piorado pelo uso de tinturas de cabelo e por contato com produtos químicos no laboratório de aulas práticas da faculdade... e que, após ter largado tais cosméticos e trocado de curso universitário - bem como ter feito tratamento para Síndrome de Irlen - sua visão foi melhorando a qualidade.

Por isso é que digo, mulherada: Pode ser difícil para vocês, por razões diversas, se desprenderem de certos procedimentos de beleza que vocês fazem... mas pensem: SAÚDE e bem -estar em primeiro lugar!!! Por isso que sou a favor de todos esses movimentos, de hoje em dia, que valorizam a BELEZA NATURAL - que, além de valorizar a diversidade, evita que um monte de pessoas prejudiquem sua saúde (muitas vezes sem perceber!) só para encaixar em um padrão estético socialmente aceito, e que muitas vezes é imposto pela mídia, pela cultura, e por aí vai!!! Quem diz que só o cabelo louro e/ou liso é que é bonito??? 
TODOS os cabelos têm sua beleza, uê!!! Não só os louros/ruivos e/ou lisos, mas também os ESCUROS, os ENCARACOLADOS, os CRESPOS/AFROS... Todos têm sua beleza!!! E aí, já descobriu a beleza real e natural que existe em você, mulher??? :-D 
(E se você que está lendo isto é do sexo masculino, repasse isto para sua namorada/esposa, pra suas filhas adolescentes/jovens ou adultas, pra suas parentes, amigas ou colegas... pode ajudar muitas delas, hehehe!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário