terça-feira, 15 de setembro de 2015

DESCOBERTA SENSACIONAL DE ACESSIBILIDADE NO LINUX!!! - Para quem tem Baixa Visão e/ou Síndrome de Irlen

Por: Débora Rossini

Oooopa! O post de hoje é para mostrar para a galera com deficiência visual parcial (baixa visão, Síndrome de Irlen, etc) um recurso SENSACIONAL do Linux que pode dar um TUUUURBO ''daqueles'', na hora de ler textos em pdf no computador !!!! Ou então para assistirem aulas e palestras com projeções de slides que porventura estejam salvos neste formato (desde, obviamente, que você tenha, apesar do seu problema de visão, alguma capacidade para enxergar de longe, hehehe!)

É o seguinte: sabe-se que há , em quaisquer sistema operacionais, recursos de configuração no programa de abertura de arquivos em pdf, para alterar as cores de fundo. Há uma gama imensa de cores possíveis - ou então a possibilidade de inverter cores do documento, colocando o fundo preto e as letras brancas. Tais recursos são uma ''mão na roda'' para quem tem distúrbios de visão tais como Síndrome de Irlen e diversos casos de Visão Subnormal.

Porém, tem uma coisa que é uma verdadeira ''pedra no sapato'' dessa galera...

Imaginem slides nos quais o professor coloca textos e desenhos. DETALHE: Desenhos que são ''recortados'' de livros digitais - ou mesmo fotografias de livros em papel , feitas com o celular do professor e inseridas nos slides!!! Aí, o que acontece? Em diversas situações, ocorre de, na parte dos slides onde tem o TEXTO, a alteração de cor de fundo conseguir ser feita... mas na parte das figuras, elas permanecerem INFELIZMENTE com o fundo branco (que é o original da fonte de onde foi tirada e sem possibilidade de ser alterada com o recurso de acessibilidade). E aí??? Quem tem certos problemas de visão (que demandam alteração de cores, para melhor visualização) e PRECISA de assistir longas e frequentes aulas com apresentação de slides... acaba virando um ''leão'' ou ''leoa'' no fim de cada aula, de tanta raiva... Aff!!! Quem já passou por essa irritante experiência, levante a mão aí!!!

PORÉÉÉM... ''fuçando'' por acaso um computador com Linux, descobri uma ferramenta que pode ser a ''salvação'' de quem enfrenta o problema descrito acima!!! UH-RRÚÚÚ !!!! Prepare-se, leitor, se você se enquadra no público-alvo deste post: SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!! 

''-MAS COMO ASSIM???" - você deve estar se perguntando.

É o seguinte: ao contrário das ferramentas de acessibilidade do Windows, que por mais que sejam ativadas, façam com que o problema da não-troca de cor de fundo das imagens persista, o Linux tem uma solução bem simples para isso. Já vem no próprio distro Linux; não precisa instalar nada a mais nele. No caso, o distro Linux que testei foi o Lubuntu 12.04, com as atualizações disponíveis online .

Então, faça o seguinte: Caso sua máquina tenha Linux, verifique se a sua distribuição Linux tem também esta ferramenta que vou descrever. Caso ela não tenha Linux instalada, sugiro que instale o Lubuntu 12.04 (e após a instalação, faça as atualizações disponíveis). O Lubuntu é um distro Linux bem leve, da família do Ubuntu - mas tem foco sobretudo em máquinas mais antigas, com hardware mais antigo (e consequentemente , mais limitado se comparado com as máquinas mais modernas).

Após ter seu Linux instalado, siga este passo-a-passo:

- Abra o seu documento PDF de interesse;
- Clique em ''Ver'';
- Em seguida, clique em 'Cores Invertidas'. (Vai selecionar esta opção).

Então, dê um ''rolê'' pelo seu arquivo pdf, ''passando o olho'' nas páginas. Você verá que, ao contrário do que ocorre no Windows, os slides que contiverem desenhos escaneados vão ter a cor de fundo escura, e as linhas e caracteres de cor branca!!!! Obaaaa !!!! 
(Exemplo: a figura de um gráfico terá o fundo escuro igual ao restante do documento, e as linhas, traços, números, letras e seja-lá-o-que-for ficarão brancos!!! ) Uh-rrúúú!!!! Pode ler alegremente seu pdf: no duplo sentido, você terá menos dor de cabeça, rerrerré!!!!! :-D

Importante ressaltar que o mesmo recurso também vale para leitura de LIVROS ESCANEADOS e salvos em forma de imagens diversas em um arquivo de pdf. Testei aqui e funcionou! Um professor meu disponibilizou no ambiente virtual de aprendizagem da faculdade uma apostila de 83 páginas, que foi montada a partir do escaneamento de diversas páginas de um livro texto. Utilizando essa configuração de acessibilidade, eu consegui ''transformar'' as páginas de cor branca em PRETA, com letras brancas, e dei o zoom necessário para ler na tela do PC. Prontinho!!! Bom demais, né, galera????

E para assistir aulas com projeções de slides? (Partindo do princípio que , mesmo com o problema de visão, consegue ler de longe)

É só pedir ao seu professor que instale e configure o Linux na máquina que ele for usar para projetar os slides. Geralmente, eles costumam levar os próprios notebooks  - ou emprestados pela universidade - para dar aulas com data-show. Caso algum professor não concorde em fazer isso na máquina em que ele esteja usando, considere a possibilidade de levar seu próprio notebook (ou até mesmo um netbook, para ficar mais leve para carregar) com o referido Sistema Operacional instalado - e peça para o seu professor conectar o projetor de slides no SEU notebook (já configurado desse jeito que estou mostrando) durante a aula. Assim sendo, haverá a possibilidade de que não só você, mas todos os colegas, consigam ver os slides e acompanhar a explicação em tempo real! ;-)

E aí, gostaram desta descoberta? Sem dúvida, vai livrar muita gente com Visão Subnormal ou Síndrome de Irlen de muita dor de cabeça (em ambos os sentidos, rerrerré!) na hora de ter acessibilidade para ler documentos em pdf no próprio computador, ou então para assistir aulas com slides, não é verdade?

DEIXE AÍ NOS COMENTÁRIOS SUA OPINIÃO ACERCA DESTE TEXTO! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário