quarta-feira, 16 de abril de 2014

DICAS PARA ALTERAR COR DE FUNDO DE DOCUMENTOS EM SEU COMPUTADOR!

Por: Débora Rossini 

Ooooopa!!!! :-) O post de hoje é para dar dicas para estudantes com Síndrome de Irlen ajustarem as cores de fundo no computador. (Mas se você possui outro tipo de problema de visão que também necessite desse ajuste de cores, fique à vontade para ler também, hehehe!) 


Se você se encaixa nesse público-alvo, não se esqueça de mostrar este texto com estas dicas para seus professores... elas podem ser extremamente úteis numa aula prática que necessite de computadores, ou mesmo em uma aula teórica que requeira o uso de projeção de slides por parte do professor. :-)


Este tutorial superprático vale para você usar no seu computador - não só para mexer nele da forma propriamente dita; mas também quando for estudar por notas de aulas contidas em slides (ou textos em pdf)  que os professores disponibilizam online – ou então, para você orientar seu professor a alterar, com poucos cliques, a cor de fundo dos slides a serem exibidos nas aulas – de forma que a projeção fique legível e confortável não só para seus colegas, mas para você também!!! :-)


IMPORTANTE: Ao pedir que o professor altere a cor de fundo dos slides, para você conseguir ler mesmo com Síndrome de Irlen, NÃO SE ACANHE e PERGUNTE AOS SEUS COLEGAS SE A COR MAIS ADEQUADA PARA VOCÊ NÃO OS INCOMODA PARA ACOMPANHAR A AULA. (Afinal, vai ficar “chato” se você conseguir ler, mas seus trocentos colegas sentirem-se incomodados... #ExclusãoAsAvessas . Caso seus colegas achem desagradável a leitura com a cor de fundo mais adequada para você, cheguem num acordo e escolham uma cor intermediária – que, se não é exatamente a ideal naquele momento, pelo menos não atrapalha tanto os colegas, chegando a um acordo pelo meio-termo.  E aprenda, também, a usar mais a audição como recurso auxiliar para compensar  o problema de vista, como já ensinei anteriormente neste blog!!! :-)


Pronto para pegar as dicas? Então vamos lá.

PARA WINDOWS: 

Se for um documento do Word, procure a opção "Alterar cor de fundo" e escolha a mais adequada. (Simples, não?) 

Se for um PDF, vá em: Preferências -> Acessibilidade -> Marque a caixa Alterar cor de fundo do documento (ou "Replace Document Colors" se estiver em inglês) -> Marque a opção de cor que for melhor para vc. Pronto!!! Essa opção é fornecida pelo programa Adobe Reader. 
 
Já para mudar a cor de fundo de slides em Power-Point, faça o seguinte – após abrir o Power-Point com o arquivo desejado:

1-Abra o arquivo original, com fundo branco e as letras pretas. 

2- Vá em : Design -> Plano de Fundo (no canto direito da tela) . 

3- Abra então a guia “Formatar Plano de Fundo”;

4- Escolha a COR desejada para o seu plano de fundo, clicando na setinha que aparecerá; 

5- Aqui no nosso exemplo, suponhamos que eu julguei a cor cinza como exemplo de cor mais confortável para ler. Mas você vai escolher a melhor cor para VOCÊ – dica: olhe no painel de opções de cores aquela tonalidade que mais se assemelha à da sua overlay;

6- Clique em OK e está pronto!!! :- )


PARA USUÁRIOS LINUX: 

-Para documentos de Edição de texto (LibreOffice, BrOffice, etc): procure pelo ícone "Alterar Cor de Fundo", que é o último ícone que aparece naquela barrinha de ícones do canto superior, bem no extremo direito da tela. Para confirmar se "é ele mesmo" (kkkk!) , passe o mouse sobre ele, que aí você visualizará uma caixa de texto pequena, que explica o que aquele ícone representa. Viu "que é ele mesmo?" Pronto!!! :-) 

Documentos .pdf:  Não sei... (risos). Se não tem o Adobe Reader instalado, na hora do "aperto" recomendo clicar em: Ver-> Cores Invertidas -> OK, e "voilà"!!! Mas não sei se todo paciente com Síndrome de Irlen teria seu problema resolvido dessa forma, rerrerré! Pode acontecer de ter gente relatando que seus sintomas pioram desta forma. Se isso acontecer com você, desconsidere esta dica e use outro sistema operacional se for o caso.

Apresentação de slides: Como venho "quebrando a cabeça" desde o ano passado para descobrir como alterar a cor de fundo, usando o Linux, e não consegui, recomendo optar pela inversão de cores (fundo preto e letras brancas) se isso for aplicável para o SEU caso. Se não... escolha uma máquina com outro sistema operacional, rerrerré! (Se algum leitor souber, por gentileza me diga aí, no espaço destinado a comentários?? Desde já, muuuuuito obrigada! ) 


PARA COMPUTADORES MAC/APPLE: 

Se tiver o Adobe Reader instalado, você pode usar o passo-a-passo para exibição de arquivos pdf tal como mostrado acima para Windows. E, para facilitar sua tarefa de localização do item de menu "Preferências", use o comando CMD + ,  que rapidinho vc o acha!

Caso não tenha o Adobe, e o fundo branco "acaba com o seu dia" (risos), experimente o alto-contraste de letras brancas em fundo escuro, CASO isto sirva para você também. Vá em : System Preferences -> Acessibility -> Use grayscale [marque a caixa]. Se isso servir para você, é bom que isto facilitará a visualização de todos os documentos - inclusive os slides e editores de texto, dentre outros.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

1- Cada paciente de Síndrome de Irlen tem suas necessidades/preferências de cores de fundo, e pode ser que nem todo mundo goste do recurso de alto-contraste. Lembre-se disto, ok? 

2- Já vi caso em que a pessoa com Síndrome de Irlen se deu muito bem com o recurso de alto-contraste - tanto para notebook quanto para computador de mesa quanto para ler projeções em aulas. Entretanto, em UM ÚNICO computador de mesa específico, a mesma pessoa sentiu que os sintomas da S.I. pioraram na leitura (ou seja, as letras pareciam mexer mais ainda, como se estivesse ''ventando'' sobre as letras da tela). Bom, acredito que a explicação para isto seja alguma configuração do monitor - tal como taxa de atualização, frequência, ou algo do tipo. 
Lembrando que, para pacientes com Síndrome de Irlen, a frequência do monitor tem de ser mais ALTA (isso mesmo, rerrerré!) do que os 60Hz recomendado para as pessoas "comuns". (A explicação para isso está na maior hipersensibilidade à luz que os pacientes de S.I. apresentam. Foi uma renomada oftalmologista especialista na área quem me disse isso!) 

... E então? "Bóra" usar o computador com mais conforto, na hora de estudar??? 

Quaisquer dicas adicionais, sugestões, troca de ideias... usem o espaço abaixo destinado a comentários!!! :-D




2 comentários:

  1. Consegui inverter as cores, mas quando imprimo sai as cores normais sem inverção, sabe me dizer porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      As cores saem normais no ato de imprimir, caso vc tenha feito alterações de configuração que sejam DO COMPUTADOR e não do documento.

      Para mudar a cor do documento (necessárias no ato de imprimi-lo), vc deve modificar as cores do documento, abrindo-o e clicando em ''Editar" -> Mudar cor de fundo -> (escolha a cor de sua preferência no menu que aparecerá). Aí é só salvar as alterações, e pronto! :-) Agora é só imprimir!!!

      Espero ter ajudado... boa sorte! (E desculpe-me a demora para responder, rsrsrs!) Abraços.

      Excluir