sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FESTA!!! UH-RRÚÚÚ!!! DOIS ANOS DE "SOPA"!!!!!

Por: Débora Rossini

Ooooooopaaaa!!!!! Esta postagem está sendo redigida em RITMO DE FESTA!!!!! O aniversário do blog é amanhã - mas tô escrevendo hoje mesmo, pois não dá para passar a data em branco de jeito nenhum, e provavelmente não terei tempo de pilotar o computador amanhã... então, "vamos nessa"!!! :-)

Bom, o negócio é que neste 17 de novembro, completam-se dois anos que a "Sopa de Números na Educação Inclusiva"  vem sendo preparada... e, claro, "degustada" por centenas de leitores do Brasil e até de outros países!!! Como os leitores de plantão já sabem, este blog começou como um trabalho acadêmico, feito em equipe, de uma disciplina - Comunicação e Expressão - que tive no primeiro período do curso universitário de Matemática. (Para evitar que eu seja repetitiva e conte tuuuuudo de novo aqui, vejam maiores detalhes na postagem comemorativa do primeiro ano do "Sopa"). E, depois de encerrada a disciplina, as postagens prosseguiram - passei a assumir o "comando" do blog, abordando diversos temas relacionados à Educação Inclusiva, à Acessibilidade, às Tecnologias Assistivas e assuntos pertinentes!

Vamos, então, aos "melhores momentos" do último ano que se passou?

--Número de visualizações:
Neste exato momento em que estou escrevendo, conferi o contador, que mostra 47.069 visualizações desde que ele foi criado. Bom,  se quando o "Sopa" fez 1 ano, havia 18.261 visualizações, então quer dizer que no último ano ele foi visto 28.808 vezes!!!!

--As 10 mais lidas:
Dê uma olhada na lista "das 10 mais" no canto direito desta página - mostradas automaticamente- , e divirta-se com elas! :-)  Observação: depois de ler as "dez mais", não se acanhe e vá lendo o blog todo, rerrerré!!!

--Assuntos mais abordados em postagens mais recentes:
 No primeiro ano do blog, eram publicadas diversas postagens acerca da deficiência visual - embora não raro viessem postagens acerca da deficiência de um modo geral e, algumas vezes, de outras deficiências não relacionadas aos olhos (ou seja, auditiva, locomotora, etc).

Neste ano, tiveram postagens relacionadas a esses temas também. No entanto, veio uma novidade: de uns tempos para cá, resolvi escrever uma série de textos relacionados à Síndrome de Irlen (SI)- distúrbio visual pouco conhecido no Brasil e que só é diagnosticado e tratado há poucos anos por aqui (embora nos EUA ele já seja tratado há cerca de 30 anos). Como tal distúrbio oftalmológico afeta ENORMEMENTE a qualidade de vida de seus portadores - sobretudo estudantes- e quase ninguém ouviu falar dele, resolvi divulgar diversas coisas sobre ele aqui no "Sopa". Boa parte das informações disponíveis sobre ele, na Internet, encontra-se em sites em inglês. Sendo assim, resolvi trazer, cá pro blog, informações sobre a SI em nosso idioma - principalmente com a finalidade de trazer esclarecimentos para professores, educadores, estudantes e pais de estudantes que possuem esse problema visual.

--Layout:
Há algumas semanas atrás, resolvi experimentar um novo layout para o blog - que é o atual. Quem lê o "Sopa" há muito tempo, certamente vai se lembrar da antiga aparência: a página era amarela, e, embaixo do título principal do blog, vinha a "receita" da "Sopa de Números na Educação Inclusiva", que começava assim:
 "Ingredientes Mágicos: uma xícara de conhecimento; uma colher de amor e dedicação..."  Lembra dela?

Essa ideia da "receita" da "sopa" foi ideia de uma colega minha, que na época também participava da elaboração do blog (quando ele ainda era um trabalho acadêmico, feito por uma equipe de 6 membros incluindo eu). Havia também um cubo-mágico em Braille, que aparecia como destaque na primeira página.

Recentemente, entretanto, tive a ideia de fazer a mudança para o layout atual - a fim de dar uma "renovada" na página. Para a galera que curte o "Sopa" mas não enxerga, lá vai a descrição do visual atual: o título principal aparece em letras brancas com fundo azul; embaixo do título, em vez da "receita" mencionada acima, vem a frase "Deguste à vontade!", e, em vez da foto do cubo-mágico, vem é uma foto de uma sopa, cujo macarrão vem em forma de números, e que tirei de um site da internet dando os devidos créditos logo abaixo da foto. Os textos do blog, por sua vez, vêm escritos em fundo verde, em vez do antigo amarelo (segundo um colega meu da área de informática, a cor atual é menos cansativa para as vistas que a antiga, e isso é constatação geral, e não individual feita por ele). O que vocês, leitores, acharam do novo visual da página?

No mais, divirtam-se e aguardem: novas postagens virão por aí! E esta festa de 2 anos do "Sopa" não é só minha, oras!!!!! Ela é também dos meus colegas que, na fase inicial do blog, formavam equipe comigo e que contribuíram com ideias interessantes; ela é também dos colaboradores eventuais que, de alguma forma, deram e dão "toques" de grande utilidade no que se refere a ideias de postagens, a dicas de Computação e até mesmo algumas revisões do português; e, principalmente de vocês, leitores, que "degustam" desta "Sopa", comentam (tanto aqui no Blog quanto no Facebook ou até mesmo pessoalmente!) e que divulgam esta página a outras pessoas!!!! :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário