Imagem

Imagem
(Crédito da foto: www.santoscity.com.br)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dificuldades em Matemática & Síndrome de Irlen!!!

Por: Débora Rossini

Oooooopa!!!! Aposto que você, leitor do "Sopa", já deve ter se perguntado:

"-Esse blog já fez diversas abordagens sobre Matemática, propriamente dita, e anda fazendo atualmente diversas abordagens sobre Síndrome de Irlen (SI). Por que não fazer uma abordagem que mostre as relações que podem existir entre uma coisa e outra?" 

Se isso passou pela sua cabeça, relaxe: o post de hoje é sobre isso mesmo!!! :-)  Muito se fala nas dificuldades que as pessoas com SI enfrentam nos estudos, de um modo geral... mas, e especificamente, no caso de Matemática?

Em um site americano, www.irlentexas.com, encontrei um texto em inglês  chamado "Math Difficulties and Irlen Syndrome" ("Dificuldades em Matemática e Síndrome de Irlen").  Segundo o texto, estudantes com SI costumam apresentam os seguintes sintomas, quando vão estudar matemática:

Problemas gerais:
-- os caracteres parecem "mover-se" na superfície escrita (lousa, papel, etc);

-- dificuldade em compreender um problema matemático escrito;

--nervosismo (principalmente durante tarefas avaliativas) pelo fato de as letras estarem supostamente se movendo e diante da tentativa de o paciente querer que elas "fiquem quietas no papel";

-- parece que o papel e os caracteres estão flutuando;

-- o fundo branco (de uma lousa, papel, computador, etc) torna o paciente aborrecido, cansado e sonolento.

Problemas ao usar papeis quadriculados: Constatam-se:

-- dificuldades em seguir as linhas e colunas;

-- parece que as linhas traçadas (em um gráfico ou tabela, por exemplo, se misturam;

-- necessidade de o paciente acompanhar linhas (de um gráfico, por exemplo) com o dedo;

-- sensação de "peso" nos olhos após um certo tempo de iniciada a tarefa;

-- perda da localização ao visualizar linhas e colunas;

-- as linhas que formam o quadriculado do papel parecem se mover;

--os quadrados parecem virar círculos, ou então se "movem" e "saem do papel"...

... dentre outros sintomas.

Problemas em aprendizagem/identificação de sinais e símbolos matemáticos: Entre os principais, estão:

-- confusão entre símbolos semelhantes (tais como + e x , por exemplo;

-- o símbolo de divisão (dois pontos, cortados por um hífen) parecem um + ;

-- na diferenciação entre + e -, a linha vertical do + parece desaparecer e fica parecendo um sinal de subtração;

-- frequentemente, sinais de negativo ( - ) passam despercebidos pelos portadores de SI.

(Observação: se você que está lendo isso é cego, usuário de softwares leitores de tela, e não conhece a simbologia e caracteres do alfabeto convencional - devido ao fato de ter sido alfabetizado em Braille quando pequeno - peça para alguém lhe mostrar o formato dos referidos símbolos, a fim de que você compreenda melhor isso que estou escrevendo... senão, você que é cego vai ficar "boiando" no que tô dizendo, né? Rerrerré!!! Afinal, os softwares leitores de tela não mostram as formas dos caracteres convencionais usados pela galera que enxerga, não é mesmo? )

Problemas com números: os números que tenham grafias em formato semelhante são frequentemente confundidos, além de ficarem "pulando" no papel da mesma forma que as letras.

Além disso, pode haver uso incorreto de fórmulas, e leitura incorreta destas.

Observação: a intensidade de tais sintomas descritos acima podem variar de indivíduo para indivíduo... cada caso é um caso, ok? Além disso, não quer dizer que TODOS os pacientes apresentem TODOS os sintomas listados... pode acontecer de uma pessoa apresentar alguns deles, e outra apresentar outra parte deles... ;-)

E você, que está lendo este post? Possui algumas das características citadas acima? Conhece alguém que relata esse tipo de desconforto ao estudar Matemática? Comente no espaço abaixo! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário