sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Como limpar CORRETAMENTE óculos para Síndrome de Irlen?

Por: Débora Rossini - 
[ATUALIZADO EM 28/09/2016] 

Ôooopa!!! Na postagem de hoje, o "Sopa" traz para você como se deve limpar corretamente os óculos que corrigem a Síndrome de Irlen (SI)!!!!

"Mas 'péra lá', limpar óculos é uma coisa muuuuito simples! Basta água, sabão, um pano qualquer e... 'voilà'!!! - você deve estar pensando.

Calma, leitor! Essa simplicidade aí se refere a óculos comuns, para corrigir miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc!!! Para óculos que corrigem Síndrome de Irlen, isso NÃO vale!!! 

"Mas por quê?" - você, leitor, deve estar aí se questionando, roendo de curiosidade.

Explico: como já expliquei em postagens anteriores, os óculos que corrigem Síndrome de Irlen possuem coloração em suas lentes (que variam de paciente para paciente); e que, se usarmos substâncias comuns para limpar os óculos.. adeus! Os óculos desbotam e perdem sua utilidade - já que são justamente as cores das lentes, que são feitas com uma tinta especial em laboratórios americanos, é que corrigem o problema. 

Então, se você tem Síndrome de Irlen, você deve limpar seus óculos com uma cera especial, em spray, que vem junto com seus óculos, quando você os adquire. Você não paga nada a mais pela aquisição dessa cera- ela já vem embutida no preço dos óculos. E ela dura mais de um ano - tempo necessário para você voltar ao oftalmologista e , aí, adquirir outro frasco. Essa cera tem uma composição química apropriada, de forma a limpar as lentes sem desbotá-las. (No frasco, vem as instruções de uso.) E, ó, lembre-se: NADA de usar sabões, soluções alcoólicas, ou produtos de limpeza comuns... senão.. tchau, óculos!!!  :-P

[ATUALIZAÇÃO DESTE POST]:
E COMO FAZER PARA LIMPAR CORRETAMENTE OS ÓCULOS PARA SÍNDROME DE IRLEN, DE FORMA QUE ELES NÃO DESBOTEM POR LIMPEZA INCORRETA?  Será que é só pegar o líquido/cera em spray, que vem junto com os óculos, e simplesmente borrifar nos óculos de qualquer jeito???
Vejam o depoimento do internauta Rafael Silva em um grupo de discussões online - publicado com a autorização dele, originalmente na minha fanpage Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen, e que também reproduzo aqui:

''Eu usei de forma errada [borrifando o líquido diretamente nas lentes dos óculos] e acelerou o desgaste do filtro....sou PM do DF, e fiz o curso da cavalaria ano passado e por causa da poeira e suor tive q limpar os filtros todo dia e de forma errada eu aplicava o spray diretamente nos filtros gerando o desgaste....Então, muita atenção e cuidado ao usar/limpar os filtros...hoje, com os filtros novos, utilizo pano úmido com um pouquinho de água e resolve...como tenho muita fotofobia, não é interessante esse desgaste prematuro....cada caso um caso, estou seguindo recomendações do HOLHOS [Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães] e cada pessoa deve seguir as orientações que recebeu."

Minha resposta ao internauta, no grupo de discussões:

''PAAAAALMAS pelo seu comentário, Rafael!!! Olha o que acontecia comigo: Eu [também] limpava meus filtros do jeito que vc relata (borrifando o spray direto nos óculos) e realmente acelerou o desgaste dos filtros, assim como os seus... Aí , depois de ter trocado os filtros, eu simplesmente PAREI de limpá-lo com o produto - só usava um pano macio seco e pronto!
Então tá explicado... não se deve borrifar diretamente nos óculos o produto! Obrigada por esclarecer, Rafael!"

Então, galera, FICA A DICA, OK???? 

Ao limpar os óculos a seco, no dia-a-dia, nada de usar toalhas, guardanapos de papel ou a ponta da camisa ou blusa!!!! Tais "apetrechos" podem causar pequenos arranhões nas lentes, de forma a tirar a tinta das lentes. O ideal é usar um pedaço de flanela beeeeeeem macia (igual àquelas de que são feitos casacos para bebês!!!). Tenha sempre um pedaço desse tipo de flanela dentro do seu estojo de óculos, para atender a alguma necessidade!!! ;-)

Um dia,eu estava conversando com uma leitora deste blog justamente sobre isso. Não que ela fosse portadora da SI, mas ela demonstrou curiosidade pelo "mundo Irlen" (rerrerré!!!) e, aí, em um dado momento, veio à tona o assunto: "Como limpar esse tipo de óculos". Dei as explicações acima, e ela então me questionou:

"-Tá, mas como se faz para desinfetar os óculos em caso de alguma necessidade? Tipo, se a pessoa enfrentou uma conjuntivite, por exemplo? Essa cera, por si só, não tem propriedades antissépticas...!" 

Confesso que eu nunca tinha pensado nisso! Achei extremamente pertinente a dúvida da leitora, e, então... fui perguntar para quem sabe, uê! ;-) Afinal, tal dúvida pode ser também a de muitas pessoas que usam esses óculos e que leem o "Sopa"... ;-)

Entrei em contato com a equipe do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, e contei a história para o pessoal de lá...  Eis a resposta que me deram (com a devida autorização para ser publicada aqui no blog):

" (...) Para cada tipo de exposição que exija descontaminação, há um tipo específico de procedimento a adotar e que os casos precisam ser orientados, individualmente. (...) "

 Isto porque, se as pessoas manusearem tais óculos de maneira incorreta, com uma certa frequência, acabam por inutilizar o objeto - que não é barato...!  Assim sendo, caso a pessoa se veja em uma situação em que necessite descontaminar os óculos, ela deve entrar em contato com um especialista em Síndrome de Irlen, que analisará as especificidades da situação, do tipo de filtro utilizado nos óculos, da frequência em que necessita fazer esse procedimento...  ;-)

Quem quiser entrar em contato com o Hospital de Olhos para maiores informações sobre SI - o qual contatei para responder à "intrigante" dúvida da leitora do "Sopa" (risos) -, o telefone de lá é: (31) 3289-2124.

E então, leitor? Caso você também tenha SI, este post lhe ajudou a matar a curiosidade sobre a limpeza correta dos óculos?  ;-)

4 comentários:

  1. Bom dia tenho SI,mais não uso o óculos uso o overlay,quero saber mais ou menos o valor do óculos.desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Desculpe-me a demora para responder... só hoje vi seu comentário, rsrsrs. Mas, vamos lá:

    O preço dos óculos é bastante variável... depende de quantos filtros são necessários para obter a cor necessária para suas lentes! No caso, você teria de fazer o exame oftalmológico específico para Síndrome de Irlen - e, de acordo com a sua prescrição das lentes, o valor será informado pelo Hospital de Olhos de Minas Gerais (centro de referência, para tratamento da Síndrome de Irlen).

    Os óculos não são baratos, pois são encomendados através do Hospital de Olhos de Belo Horizonte, para um laboratório especializado nos Estados Unidos... Mas o paciente pode pagá-los parcelados, como for mais adequado às suas possibilidades financeiras. ;-)

    Espero ter ajudado... =) Um grande abraço, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá, internauta! O valor depende muito da quantidade de filtros de irlen que a pessoa necessita colocar nos óculos - bem como a cotação do dólar na época (já que esses filtros não são fabricados no Brasil.)

      De acordo com uma internauta que respondeu esta pergunta na minha fanpage do facebook, intitulada ''Driblando e Vencendo a Síndrome de Irlen" , me parece que o valor minimo, atualmente está entre cerca de 900 a 1400 dólares...

      Espero ter ajudado. Grande abraço! :-)

      Excluir