quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conferência Internacional sobre Síndrome de Irlen... aqui no Brasil!!!!

Por: Débora Rossini

Ooooopa!!!! Aposto que teve muito leitor por aí que achou que o "Sopa" estava "criando mofo" e/ou teias de aranha na blogosfera!!!! Rerrerré!!! Primeiramente, gostaria de pedir aos leitores desculpas por ter pilotado pouco o teclado nos últimos tempos; é que vida de estudante de Matemática é um corre-corre... é muito trabalho, muita prova, muitas tarefas cotidianas... ufa!!! Isto tudo além, claro, de outras atividades relativas à inclusão de pessoas com deficiência visual, das quais participo. Mas podem ficar tranquilos, que não abandonei o "Sopa" nãããooo!!! Rerrerré!!!

Bom, o post de hoje é a retomada de um tema sobre o qual já abordei aqui no blog, que é a Síndrome de Irlen. É que recebi por e-mail um convite, feito pela Fundação Hospital de Olhos, referente a uma conferência sobre o tema! O referido evento já ocorre, há vários anos - e cada edição é em um país diferente. Neste ano, será aqui no Brasil!!!! (Obaaa!!!) Pedi autorização para a divulgação do anúncio aqui no blog - e fui prontamente atendida. Sendo assim, vejam só a reprodução do anúncio que recebi por e-mail:


Desde 1990, a cada 2 anos, uma conferência sobre a Síndrome de Irlen é organizada no mundo para reunir os avanços do conhecimento sobre a Síndrome em todos os seus aspectos e compartilhar experiências de participantes de todo o mundo.
Nesta edição que será realizada no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o principal tema será a relação entre os distúrbios da visão e seus impactos na aprendizagem e na qualidade de vida dos portadores da Síndrome de Irlen.
Damos as boas vindas a todos os profissionais da saúde e educação para este fórum que visa acima de tudo contribuir para uma melhor compreensão da relação entre visão e aprendizagem.
Aproveite esta oportunidade única no Brasil.
SITE: www.irlen.com.br
DATA: 25,26 e 27 de julho
HORÁRIO: 8:00 às 18:00 hrs
LOCAL: Campus da UFMG

Av. Antônio Carlos, 6627. Pampulha
Belo Horizonte - Minas Gerais

Auditório da Faculdade de Engenharia da UFMG
INFORMAÇÕES: duvidas@irlen.com.br
(31) 3289-2052 com Evelyn ou Rita



Haverá palestrantes do Brasil e do exterior. Inclusive a pesquisadora americana Helen Irlen - que descobriu a Síndrome de Irlen e desenvolveu o método utilizado no tratamento desta- estará entre eles!!! O público-alvo, conforme dito em post anterior, é a comunidade médica, profissionais de Saúde e de Educação (e afins), e também pais de pacientes que se interessem pelo tema.

Entre as abordagens feitas, estarão: Distúrbios de Aprendizagem relacionados à visão, Déficits de processamento visual e seus impactos na leitura, Diagnóstico Diferencial entre Síndrome de Irlen e Dislexia, Tecnologia aplicada à Sindrome de Irlen desenvolvida pela UFMG, dentre outros tópicos. (Na página principal do evento vem informações mais detalhadas).

E então...? Interessou-se pelo tema? Corra e faça já a sua inscrição! :-D

A Síndrome de Irlen é um distúrbio visual ainda pouco conhecido no Brasil, mas já é mais conhecido em outros países. Acredita-se que haja muita gente - entre crianças , adolescentes, jovens e adultos brasileiros -, que possui este distúrbio , e que nem saiba... e, justamente pelo desconhecimento, essas pessoas estão sofrendo os impactos negativos em sua qualidade de vida (estudo, trabalho, lazer, etc). Quanto mais houver divulgação para a população, para a comunidade médica e para os profissionais da Educação, mais haverá tratamento para este problema! ;-) Então, sem dúvida, um evento como o anunciado acima é bastante bem-vindo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário