quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Acessibilidade em Quadrinhos - Turma da Mônica

Por: Débora Rossini

Navegando pelo mural do Facebook (sim, o "Sopa" tem perfil lá!!!) encontrei um link bem interessante! Trata-se de uma historinha da Turma da Mônica, intitulada "Acessibilidade". O público-alvo, como é de se imaginar, é o infantil; mas isso não significa que o conteúdo esteja restrito à molecada, rerrerré!!! De uma forma leve, dá para a galera "marmanja" também aproveitar... e assimilar, de forma descontraída, os conceitos de acessibilidade nas escolas, bem como o impacto positivo desta no dia-a-dia das pessoas.

Quer o link? Lá vai!!! http://www.monica.com.br/institut/acessibilidade/capa.htm#top
Para ir "folheando" as páginas desta revistinha em quadrinhos virtual, é só procurar a palavra "Capítulo" (seguida de um número) no canto direito da página - e, assim, ir "passando as páginas" a cada vez que precisar. Se bem que, na verdade, acredito que a palavra mais adequada seria "página" (seguida do número desta) e não "capítulo", né? Bom, mas o que importa é que o link funciona!!! :-) Aproveite!

Xiiiii... mas "péra lá": tem uma galera enorme composta por pessoas que não enxergam, e que leem e seguem o "Sopa"!!!! Se você que está lendo este post pertence a esta turma, certamente tá pensando:

"-Pô, mas que contradição da parte do 'Sopa'! Tá divulgando um texto sobre acessibilidade, mas... o próprio texto está inacessível para mim, que uso leitor de telas!!!!!"

Primeiramente, esclarece-se o seguinte: taí um exemplo prático do impacto negativo que a falta de acessibilidade (no caso aqui, acessibilidade de ferramentas computacionais) pode causar na vida de um deficiente visual!!!! Só quem tem (ou já teve) falta de potência visual entende a situação chata... ainda mais que boa parte das mídias explora habilidades visuais das pessoas, para que o material seja apreciado pelo público!!! E infelizmente os leitores de telas disponíveis atualmente esbarram nessa questão, pois... desenhos, figuras, quadrinhos, tabelas e outras formas de comunicação que não o texto verbal ficam inacessíveis para a galera que não enxerga...! Buáááá!!!!! Seria tão bom que os leitores de tela computacionais dessem acesso a figuras, também!!!!

"Segundamente": relaxe, leitor!!! Enxugue essas lágrimas aí e guarde seu lenço para outra coisa: a "Sopeira" que pilota este teclado está morrendo de vontade de trazer para você - que tem a potência visual fraca ou inexistente- o conteúdo da historinha, transcrito em modo texto!

"-Obaaaaa!!!! "- certamente, a galera que não enxerga gritou em coro.

Mas vamos com calma nesta tarefa... sabe por que? Pelo fato de o trabalho original estar protegido por leis de direitos autorais, "pegaria mal" pro "Sopa" sair transcrevendo (leia-se: fazendo um trabalho em cima de outro preexistente) e publicando por aí, sem a permissão do autor, entende...? Portanto, espere um pouco: caso haja permissão de quem produziu o material original, aí publicarei uma versão em texto do" dito cujo", rerrerré!!! Ok? O "Sopa" preocupa-se bastante com essas questões de leis e direitos autorais; afinal, não queremos prejudicar alguém em nenhuma hipótese... manjô? ;-)

Vamos aguardar... pensamento positivo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário