quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como um cego aprende o Braille?

Por: Débora Rossini

Se você é um leitor do "Sopa" que não passou pelo processo de treinar seus dedos para ler em Braille, certamente deve estar aí se perguntando:

" - Como é o processo de estimulação tátil para que a pessoa consiga distinguir bem uma letra da outra - já que este tipo de leitura exige uma capacidade tátil bastante apurada? "

Ou, então, você já deve ter "quebrado sua cabeça" para tentar entender qual o diferencial que o Sistema Braille possui em relação aos recursos de áudio, para dar um maior acesso à cultura e informação para os deficientes visuais... ainda mais nos dias de hoje, nos quais os recursos de Informática estão aí, marcando presença a todo vapor! Rerrerré!!!

Bom, se você está na situação descrita acima, relaxe!!!! Para matar sua curiosidade, o "Sopa" garimpou na internet um vídeo explicativo sobre o assunto, e conseguiu! É um vídeo produzido pela TV da Universidade Veiga de Almeida, e que está disponível no You Tube. Para vê-lo, clique aqui. A filmagem foi feita no Instituto Benjamim Constant - tradicional centro de ensino e apoio a deficientes visuais no Rio de Janeiro- e, nela, professores e alunos da referida instituição contam como funciona o Sistema Braille, como ele é ensinado/aprendido e como é a situação de escassez de publicações impressas em Braille no Brasil.

Muito legal o vídeo!!! Agora é a sua vez de assisti-lo!!! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário