sábado, 30 de julho de 2011

Levando a vida com mais leveza!

Por: Débora Rossini


Oooooopa!!!! Este post é dedicado especialmente àqueles leitores que convivem com a batalha diária de ser uma pessoa com necessidades especiais, sentindo na pele todas as dificuldades de ser alguém, digamos, "diferente" (???!!!!) e enfrentando as adversidades do dia-a-dia,que são aumentadas devido à condição de ser alguém com deficiência (Pessoa Com Deficiência= PCD).
Obs: o post é extensivo também aos pais de crianças e jovens com deficiência, já que os pais também acabam tendo que enfrentar esta batalha cotidiana!


Embora este blog trate, a princípio, de educação inclusiva, acredita-se ser bastante pertinente a abordagem, também, de temáticas que visam facilitar o dia-a-dia das PCD, de dicas para a pessoa estudar, novidades sobre tecnologias assistivas... e, principalmente, abrir espaço para reflexões sobre a temática da deficiência, inclusão e acessibilidade. Afinal, tais temáticas estão intimamente ligadas à questão da Educação Inclusiva e fazem com que esta seja implementada com mais facilidade! :-)


Ah, mas peraí que não parou! Tem uma outra coisa que o "Sopa" faz questão de dar uma mãozinha para os leitores: dar uma força para aumentar a auto-estima dos leitores que são PCD!!!!!! Sabe por quê? Já foi provado, por diversos profissionais da área de Psicologia, Psicopedagogia e similares, que , quando um estudante encontra-se psicologicamente bem, ele tem mais facilidade em aprender. Isso mesmo!!!!!! Sabe-se que a trajetória escolar/acadêmica de uma PCD é árdua, mas... se a pessoa e sua família "entregarem-se" a um estado emocional negativo,vai acentuar ainda mais o grau de dificuldade na batalha diária! :-(


Então, na dose de hoje de "recomendação de leitura", o "Sopa" recomenda o blog "Por uma Vida Simples" (http://porumavidasimples.blogspot.com/). Nele, a autora (cujo nome ainda não consegui localizar, mas ela se apresenta como Terapeuta em seu perfil), trabalha valores como levar a vida "com leveza", como driblar adversidades, como superar as batalhas do cotidiano, etc. "Por uma Vida Simples" é escrito tendo como público-alvo TODAS as pessoas. Daí, pensei: "já que a vida das PCD não é nem um pouco fácil, há necessidade urgente de tal galera conhecer esse blog!!!!"


E, assim, fica a dica! Ainda mais que estamos às vésperas da volta às aulas! Principalmente para quem faz faculdade, todo início de semestre (e não apenas todo inicio de ANO, como ocorre nas escolas de ensino fundamental e médio) é a mesma coisa: novos colegas, novos professores, novas disciplinas, e a pergunta que nunca cala: "será que as novas pessoas que vão conviver comigo terão paciência para lidar e conviver com uma PCD?" Todo estudante que é ou já foi PCD conhece essa "novela"... aaaaaafffff !!!!!!! E quando a PCD é caloura na universidade, aí é que acentua ainda mais a coisa, pois ela terá de fazer mudanças radicais no estilo de vida, podendo incluir aí a mudança de cidade e ter de "se virar" longe da família!!! (Aí a mudança é mais brusca, exigindo maior capacidade de adaptação. )


Em posts posteriores, pretendemos abordar mais duas temáticas: "Aulas adaptadas para deficientes visuais- Parte 2" (a 1 já foi publicada recentemente) e , também, "dicas para estudantes com deficiência que passam no vestibular e vão morar em outra cidade". AGUARDE!!!!!! Nesse clima de fim de férias, o "Sopa" deseja a todos os estudantes -principalmente os que têm alguma necessidade educacional especial- que a volta às aulas não se torne uma "RE-volta as aulas"! (ou seja, revolta às aulas )!!!! Rerrerré!!!! Estude, galera!!!!!!

2 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho e consideração, são atitudes como essa que me faz continuar no caminho.

    Namastê
    Por uma vida simples

    ResponderExcluir
  2. @por uma vida simples

    Que bom que você ficou satisfeita com nosso trabalho! Forte abraço! :-)

    ResponderExcluir