quarta-feira, 4 de maio de 2011

Um Software Livre : Tradutor Digital de Português/LIBRAS!!!!

Por: Débora Rossini

Oooooopaaaaa!!!! De novo na net!!!! Pra quem se interessa pela Inclusão e curte tecnologias - sobretudo as computacionais- lá vai uma novidade envolvendo o fantástico mundo do Software Livre!

O "achado" em questão é um texto que é do mesmo site que foi recomendado em post anterior, o "Blog do BHLegal.Net". O texto conta a história do software (livre) desenvolvido por Noelle Nascimento, ex-estudante de Engenharia de Computação; é um software inédito que converte a fala e a escrita em português para Libras. Isso mesmo: é como se fosse um "intérprete digital"!!!!

"-Peraí, mas o famoso software Rybená não faz isso não?" - você deve estar se perguntando...

Bom ,o Rybená tem algumas limitações... pois ele , segundo a reportagem, "disponibiliza um recurso parecido, porém só para textos selecionados de páginas da Internet e não utiliza o recurso de voz."

"-Obaaa! Quer dizer que posso adquirir esse software já?" - certamente você deve estar ansiosamente se perguntando... e roendo de curiosidade para ver o software sendo executado...! Rerrerré!!!

Calma, leitor... ele ainda é um protótipo! Segundo o texto, "o software VE-LIBRAS, como é chamado, ainda é um protótipo, mas deverá diminuir drasticamente essas barreiras de comunicação e proporcionar mais acessibilidade para a comunidade surda, quando finalmente chegar ao mercado. 'O objetivo é tornar mais acessível a Libras e facilitar a comunicação entre essas pessoas. Um pai, por exemplo, poderá conversar com seu filho através deste software mesmo que não tenha domínio da língua de sinais. O mesmo vale para as salas de aula', disse Noelle." Ou seja: uma ferramenta que dará uma "mãozinha" e tanta na Educação Inclusiva, não é mesmo? ;-)

Quer ler o texto original, na fonte, na íntegra? Lá vai o link: http://www.bhlegal.net/blog/ve-libras-software-livre-traduz-fala-e-escrita-para-a-lingua-de-sinais/

Boa leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário