quarta-feira, 4 de maio de 2011

Preconceito & os deficientes

Ooooooopa!!!! Olha o que achamos de útil na internet e recomendamos!!!

O blog denominado "Blog do BH Legal.Net- Por uma BH mais acessível!" traz uma série de posts escritos por Adriana Lage. Os textos são bastante úteis para reflexão sobre a questão da inclusão e acessibilidade. Um dos posts que fazemos questão de recomendar é sobre um assunto muito sério e que está presente no cotidiano dos deficientes/pessoas com necessidades especiais: o PRECONCEITO!!! (Calma, que mais pra frente do texto vai aparecer o link...)

Tem situações de preconceito explícito, na qual os "ditos normais " ("normais??!??!??!) acham -e demonstram abertamente - que o deficiente é um "coitadinho" e que sempre precisa de pessoas que façam as coisas e se expressem por eles. Cá pra nós, leitores do "Sopa": grande equívoco achar isso, não? (Quem lê o "Sopa" e outros sites e blogs sobre Inclusão sabem que as pessoas com deficiência têm talentos como qualquer pessoa... basta dar-lhes as oportunidades, tecnologias assistivas e condições de acessibilidade adequadas!!!!!)

Mas tem situações de preconceito velado, ou "mascarado", que são igualmente irritantes para uma pessoa com deficiência!!!! >:-( E o pior de tudo é que, no nosso país, costuma ser assim: pergunta-se para alguém se esse alguém possui preconceito, e a pessoa diz: "-Nããooo! Que ideia!!!" , e dali a alguns minutos essa mesma pessoa está sendo a causadora de algum episódio de preconceito velado... snif, snif!!! :-(

Tá, mas como esse preconceito velado ou mascarado é demonstrado?

Dê uma olhada nos exemplos que Adriana Lage, cadeirante, postou no site que indicamos no início deste texto. Note que tem , inclusive, exemplos relacionados à instituição de ensino onde Adriana estudava!!!!! Pô, a lei da Educação Inclusiva tá aí... mas como efetivar a inclusão na Educação se há barreiras de acessibilidade, incluindo as arquitetônicas???? (Como a pessoa com deficiência irá estudar, fazendo valer seu direito garantido por lei???????)

Lá vai o link que prometemos no início do texto:
http://http//www.bhlegal.net/blog/novas-situacoes-de-preconceito-velado/

(Obs: caso seu computador esteja apresentando algum problema que faça com que o link não abra, não se desespere; não precisa de achar que o computador esteja tendo preconceito contra você... rerrerré! É só copiar o link e colar na barra de endereços do seu navegador. Aperte "enter", e... lá está a página desejada! "Manjou?" )

Boa leitura e boas reflexões! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário