segunda-feira, 25 de abril de 2011

Conhece o "Projeto Incluir"?

Ooooopa!!!! Você aí, que tá na frente do computador e que tanto se interessa pela questão da inclusão das pessoas com deficiência, já ouviu falar no Projeto Incluir?

O referido programa é um projeto institucional, destinado às instituições de ensino superior do Brasil. É financiado pelo Governo Federal, através da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC).

E qual é o objetivo desse projeto?

O objetivo é proporcionar às universidades brasileiras recursos - tanto humanos (profissionais capacitados para trabalhar e lidar com pessoas com deficiência) quanto materiais (equipamentos , tecnologias assistivas, adaptações arquitetônicas de acessibilidade, etc). Dessa maneira, procura-se atender à política de Inclusão nas instituições de ensino superior. Já falamos em outros posts sobre as dificuldades encontradas pelos estudantes no ambiente acadêmico, não é mesmo? Então... se você está querendo manter-se antenado em relação a como as universidades procedem para minimizar tais barreiras, você não pode ficar "boiando" acerca do Programa Incluir!

A Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA) é uma das instituições contempladas pelo Projeto Incluir; desde 2008, ela atende a edital específico para poder participar do Programa- e, assim, realizar ações que promovam a inclusão dos estudantes com alguma necessidade especial. Assim sendo, houve iniciativas tais como:

-aquisição de equipamentos (tecnologias assistivas) para possibilitar que as pessoas cegas e de baixa visão possam ter acesso a materiais didáticos, periódicos e impressos em geral. Entre eles, podemos mencionar : computadores com software leitor de tela e monitor de tamanho grande, que possibilita ampliação do que é exibido na tela; impressora Braille; scanner, para digitalização de textos impressos (que posteriormente são convertidos para voz, para que o estudante deficiente visual ouça os textos);

-monitor bolsista, para auxiliar os estudantes deficientes visuais nas atividades acadêmicas sempre que necessário. Curiosidade: no ano de 2009, uma das "Sopeiras" foi monitora desse projeto, viu????? Dê uma olhada no vídeo intitulado "Inaugurações da Biblioteca Central UFLA", produzido pela TV Universitária de Lavras, clicando aqui.


Além disso, houve também:

-cursos de capacitação para a comunidade acadêmica (em 2009 e 2010, houve, por exemplo, o curso de capacitação dos servidores da Biblioteca Central)

-instalação de elevador, na Biblioteca, para acesso de pessoas com deficiência de locomoção.

Tiveram também outras atividades realizadas. Ficou curioso para saber mais? Calma, leitor! Rerrerré! Foi publicado, pela equipe responsável pelo Projeto Incluir na Universidade Federal de Lavras, o jornal "Incluir Notícias"!!!!

Boa leitura a todos, e... comentem!!!! ;-)

Um comentário:

  1. Sobre o vídeo mencionado acima no post, vale a pena um esclarecimento...

    É importante frisar que o vídeo é de 2009. Atualmente, os equipamentos destinados a deficientes visuais mencionados na reportagem não se concentram em uma única sala na Biblioteca, como naquela época- mas sim, localizados em diversos pontos estratégicos pela Biblioteca, de forma que tanto os usuários com deficiência e sem deficiência compartilhem os mesmos espaços físicos, promovendo a verdadeira inclusão... em vez de segregar os portadores de deficiência a um único espaço físico. Esta foi a justificativa dada à comunidade acadêmica, ao se buscar informações a respeito na universidade.

    ResponderExcluir